quinta-feira, 14 de maio de 2009

Transamérica marca comemoração do Dia Mundial de Combate a Homofobia

Filme mostra uma personagem transexual em busca do sonho de sua vida

O Cinema do Mundo é um ponto de difusão do audiovisual que trabalha com a idéia de estimular e fomentar o público neste tipo linguagem, através da vivência com a sétima arte. O projeto partiu de uma iniciativa do Governo do Acre, através da Fundação Elias Mansour, em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Acre (ABDeC/AC), que é realizado durante todas as quintas-feiras do ano, a partir das 19 horas, no Cine+Cultura Hélio Melo com entrada gratuita.

Em razão do Dia Mundial de Combate a Homofobia - dia 17 de maio - a Associação de Homossexuais do Acre (AHAC) e o Núcleo de Direitos Humanos e Combate a Homofobia (Nudicho) participam especialmente do Cinema do Mundo com a escolha do filme desta semana, que comemora a proximidade da data com a projeção da temática LGBT na telona nesta quinta-feira, dia 14.

Transamérica



O filme tem direção e roteiro de Duncan Tucker que mostra o drama vivido por uma personagem transexual. Bree Osbourne (Felicity Huffman) está prestes a realizar o maior sonho de sua vida: uma cirurgia para mudança de sexo que finalmente a tornará mulher. Porém, descobre que um jovem preso em Nova York provavelmente é seu filho e resolve soltá-lo fingindo ser uma missionária cristã. Bree convence o rapaz a ir com ela para Los Angeles e nessa viagem a trama começa a se desenrolar cheia de altos e baixos.

*Prêmios
Recebeu duas indicações ao Oscar como Melhor Atriz (Felicity Huffman) e Melhor Canção Original ("Travelin' Thru"). Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz - Drama (Felicity Huffman), além de ser indicado na categoria de Melhor Canção Original ("Travelin' Thru"). Vendedor de dois prêmios no Independent Spirit Awards -Melhor Atriz (Felicity Huffman) e Melhor Roteiro de Estréia - e ainda foi ainda indicado na categoria de Melhor Filme de Estréia. Recebeu o prêmio de Melhor Atriz (Felicity Huffman), no Festival de Tribeca.

*Curiosidades
- A idéia do roteiro de Transamérica surgiu após uma conversa entre o diretor e roteirista Duncan Tucker e a atriz transexual Katherine Connella. Enquanto conversavam sobre a percepção feminina e masculina, Connella surpreendeu Tucker ao lhe contar que havia nascido homem, sendo que os dois já haviam dividido a mesma casa por quatro meses sem que o diretor desconfiasse que ela fosse transexual.
- Esta é a estréia de Duncan Tucker como diretor de longa-metragens.
- Este foi o 1º filme adquirido pelos irmãos Harvey e Bob Weinstein após a saída deles da Miramax.
- Felicity Huffman teve que concluir suas cenas antes do período agendado, devido à sua contratação para estrelar a série de TV "Desperate Housewives".
- A maior parte das roupas do figurino de Transamerica foi doada para caridade ou lojas de baixo preço, após o término das filmagens.
- O orçamento do filme custou US$ 1 milhão de dólares.

* retirado do site AdoroCinema

+info: Cine+Cultura Hélio Melo - Av. Getúlio Vargas, S/N - Centro - Tel.: 3224-2133 - Transamérica - Dia 14 de maio (quinta-feira) - às 19 horas - Entrada gratuita - , AHAC e Nudicho

Nenhum comentário:

Contador de visitas
Contador de visitas