sábado, 16 de maio de 2009

Cia. Cacos de Teatro apresenta peça de Fernando Pessoa.

*Por André Cézar

O projeto Sesc Amazônia das Artes nasceu com o objetivo de facilitar o intercâmbio entre os artistas da região amazônica. E é por essa idéia que a Companhia Cacos de Teatro do Amazonas tem a oportunidade de apresentar neste sábado, dia 16, em Rio Branco o espetáculo "O Marinheiro" de Fernando Pessoa. No palco estão Dyego Monnzaho e Taciano Soares que também assinam a direção.

O grupo recentemente organizou em Manaus o "I Festival Breves Cenas de Teatro", um encontro com o intuito de apresentar 10 cenas, cada uma de 10 a 20 minutos, realizado no mês de março deste ano. O encontro contou com oficinas de teatro abertas para a comunidade.

Sinopse - Na peça, ambientada sem referência de época, três donzelas velam o cadáver de uma quarta no interior de uma torre. Presas à realidade, têm como fuga para a liberdade o sonho a própria morte. A aproximação do dia traz uma vontade desesperadora de "acordar" e ver que tudo não passou de um sonho... Quando fala do sonho o autor faz referência ao seu processo de criação literária, tendo como ponto de partida a criação dos heterônimos, que acabam confundindo-se na essência do dramaturgo e, talvez, até anulando-a.

Os heterônimos estão irremediavelmente ligados entre si, como por um fio que inevitavelmente altera-lhes as posições ao ser tocado. Tem-se a sensação de que as personagens manifestam uma vontade de viver independente e questionam suas existências, sensações e suas experiências.

Elas querem descobrir que mão, que ser, que mentalidade as criou, para poder então solucionar uma questão comum entre os seres reais: Quem sou? Por quê? Para onde vou? - perguntas aliás, que todos nós fazemos em algum momento de nossas vidas. Fernando Pessoa, nesta peça, sugere que nos conformemos com nossas vidas e nos deixa uma reflexão ao colocar seus personagens tão vivos como nós, e nós tão "fictícios" quanto eles.

Esther Repulho

Vale a pena conferir a montagem que tenta ir por um caminho inverso ao original da peça, trazendo homens nos papéis femininos. Bom Espetáculo!

Mais informações no blog da Cia. Cacos [http://ciacacosdeteatro.blogspot.com]

+info: Teatro de Arena do Sesc - Avenida Brasil, 173 - Centro - Tel.: 3212-2828 - Espetáuculo: O Marinheiro - Dia 17 (sábado) - às 20 horas - Ingressos a R$ 10 reais e R$ 5 reais com apresentação da carteira de estudante

*André Cézar é acadêmico do curso de Jornalismo da UFAC e ator do grupo TudoNumaCoisaSó

Nenhum comentário:

Contador de visitas
Contador de visitas