segunda-feira, 18 de maio de 2009

Sempre um Papo lança em Rio Branco o livro "Menina de Ontem”

Escritora Maura de Oliveira vai falar da infância difícil e da sua incrível vitória conquistada através de coragem e superação
*Por André Lima

A segunda edição do Sempre um Papo 2009 promove o lançamento de "Menina de Ontem", auto-biografia de Maura de Oliveira, seguido de um debate que aborda questões presentes no livro como a pedofilia, violência doméstica e a problemática da figura dos meninos de rua presentes em todo país. A convidada aproveita a ocasião para falar da obra "Primeiro Emprego Já", que escreveu ao lado de Robson Lobo, nesta terça-feira, dia 19, no auditório da Biblioteca Pública Estadual, a partir das 19h30.

Menina de Ontem
O enredo apresenta a vida da escritora que foi uma menina de rua e hoje carrega consigo uma história de conquistas. Ela cresceu sem qualquer tipo de referência familiar, devido as freqüentes mudanças que passou por lares desestruturados. Lutou contra a omissão, fome, a falta de recursos, o trauma da pedofilia, a humilhação da violência doméstica e o silêncio do medo.

O bárbaro, Jô, foi descobrir naquele dia que eles eram maus de verdade (depoimento sobre uma das famílias que a criou). Eu descobri e a minha vida foi assim, calada. A cada momento eu nunca falava, nunca chorava! Jamais e nunca fui mal-criada ou desobediente! Eu conversava com a lua, com as estrelas, no meio da noite eu tava lá no quintal. Era ali que eu chorava, era ali que eu conversava com Deus”, Maura de Oliveira em entrevista no Programa do Jô.

A segunda família da adolescente foi transferida para uma vila militar em Rio Branco por conta do trabalho de seu pai adotivo. Nesse ponto surgem as primeiras oportunidades de mudança para todo o sofrimento que ela havia passado. Sem o conhecimento dos familiares começa a vender doces e a dar aulas de alfabetização para as empregadas domésticas que trabalhavam na vila onde morava e assim começou a juntar o próprio dinheiro.

Ao completar 16 anos foi ao encontro dos seus direitos, sempre as escondidas temendo a retaliação dos pais adotivos, e encontrou aquele que considera como um verdadeiro pai pelo cuidado que teve com o seu caso. Adherbal Maximiano, na época presidente da OAB do Acre, deu voz a Maura. Munido com todos os procedimentos legais tirou-a da família que a molestava e concedeu o direito de sua permanência na cidade para que pudesse concluir os estudos e ter a chance de um futuro digno.

Dessa forma ela conseguiu um desfecho diferente em sua história de vida, contrariando as probabilidades que mostravam vários caminhos, menos o da vitória. Fundou um curso pré-vestibular, foi docente do SENAC e trabalhou na Secretaria de Educação do Estado e Assembléia Legislativa do Acre após o resultado de aprovação em um concurso.

Eu não podia estudar naquela casa... Eu esperava que todos dormissem e fingia que estava dormindo. Eu ia no quarto e via todo mundo roncando e então eu ia pra cozinha, abria a geladeira e estudava com a luz da geladeira, na porta da geladeira... Acreditava que a única forma que eu tinha de mudar aquele destino seria primeiro sendo uma pessoa inteligente, assim provaria pra todos que eu poderia mudar aquele destino que, aparentemente, já estava traçado pra mim”, Maura de Oliveira - Programa do Jô.

O trabalho e o reconhecimento
Maura de Oliveira é fundadora da ONG Life (RJ), que recruta camelôs do Rio de Janeiro para o mercado formal de trabalho, atua na coordenação de projetos sociais, consultoria de marketing, ministra cursos profissionalizantes, palestras motivacionais e ainda realiza outras ações. A trajetória instigante dessa mulher chamou a atenção da mídia, possibilitando a sua participação em programas de TV como o Hoje em Dia, Superpop e Programa do Jô.

ONG Life
A Sociedade Beneficente Life atua desde o ano 2000 com o auxílio de crianças, jovens e adultos que vivem num perfil de exclusão social na cidade do Rio de Janeiro. O trabalho envolve uma preocupação que privilegia a cidadania, saúde, educação e meio ambiente com o desenvolvimento e implementação de projetos inovadores com características multiplicáveis e metas reconhecidas, que se tornaram referências nas áreas de atuação.

A Life conduz a área social com extremo rigor e diferencia-se pela qualidade e postura diante da problemática que assola o nosso país e que impede que ultrapassemos os indicadores de uma educação retraída com alto índice de analfabetismo e subdesenvolvimento. Os projetos, visto pela ótica de médio e longo prazo, direciona a uma posição de destaque no cenário de uma sociedade mais justa.

Maura de Oliveira ajudou a mais de cinco mil pessoas que, através dos cursos e ensinamentos, obtiveram uma melhoria de vida. Em suas palestras, utiliza as experiências vividas como fator de motivação para a comunidade.

Realização
O Sempre um Papo é uma ação desenvolvida por Fred Perillo e AB Comunicação e tem o apoio do Governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour. Entrada gratuita.

+info: Auditório da Biblioteca Pública Estadual - Av. Getúlio Vargas, 389 - Centro - Tel.: 3223-1210 - Entrada gratuita

*escrito com base em informações disponíveis no site de Maura de Oliveira
_________________________________________________________________________
Confira a entrevista da escritora no Programa do Jô
Primeira parte - Segunda parte - Terceira parte

Nenhum comentário:

Contador de visitas
Contador de visitas