domingo, 10 de maio de 2009

Primeira edição do DOCTV Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

As inscrições são feitas somente pela internet e tem encerramento no dia 21 de maio

Divulgação

O I Programa DOCTV CPLP reúne os oito países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Timor-Leste, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Portugal e Brasil) e Macau (RAEM - Região Administrativa Especial de Macau, China). Para participar do concurso, o autor do projeto deverá possuir nacionalidade relacionada ao país da candidatura e efetivar a inscrição online no site do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) de Portugal – IP (http://www.ica-ip.pt), até o dia 21 de maio de 2009.

O tema do concurso é livre e a criatividade na escolha do objeto, definição de estratégias de abordagem adequadas ao tema e viabilidade de realização dentro do orçamento e prazo previstos (180 dias) estão entre os critérios de avaliação. Seus objetivos são o estímulo ao intercâmbio cultural e econômico entre os povos lusófonos e a implementação de políticas públicas de fomento à produção e teledifusão do documentário.

O programa é um modelo em rede que busca sistematizar ações de capacitação, co-produção e teledifusão. Simultaneamente, cada país participante co-produz um documentário nacional e as respectivas emissoras de televisão promovem a teledifusão da série de documentários nacionais.

O Concurso Internacional de Seleção de Projetos de Documentários do I Programa DOCTV CPLP está dividido em duas fases (candidatura e seleção) e envolve uma defesa oral por parte dos três finalistas indicados pela comissão julgadora de cada país. A divulgação dos projetos vencedores está prevista para 06 de julho de 2009.

O DOCTV CPLP contemplará um projeto vencedor por país com um contrato de co-produção no valor de 50 mil euros. Além da participação do autor vencedor e seu produtor executivo nas oficinas para Desenvolvimento de Projetos e Desenho Criativo de Produção, que reunirão os vencedores de todos os países com expoentes da realização e pensamento sobre o documentário. As oficinas serão realizadas em agosto de 2009, na cidade de Maputo, Moçambique.

Os documentários da Série DOCTV CPLP irão ao ar nas emissoras públicas dos nove países que integram a Rede DOCTV CPLP a partir do segundo semestre de 2010. Mais informações podem ser obtidas no site do ICA (http://www.ica-ip.pt), pelo email doctv.cplp@ica-ip.pt

TV Pública
O DOCTV é fruto de uma política pública iniciada em 2003 na gestão de Orlando Senna, na Secrataria do Audiovisual do Ministério da Cultura, durante a gestão de Gilberto Gil, e foi gerido em parceria direta com a TV Cultura. O objetivo resultou na formação de uma rede de TV pública que foi materializada na recente TV Brasil, presidida pela Tereza Gruvinel, e a TV Cultura, que se mantém independente, sempre busca atuar como parceiro.

Para Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta (gestora da TV Cultura), o crescimento do projeto DOCTV é um passo a mais no processo de consolidação das emissoras TV Brasil e Cultura. “Ainda estamos em meio a debates sobre o papel da TV pública, se ela deve ou não ter audiência ou se a conquista de audiência deve ser o seu projeto definitivo, sua meta principal”, diz Markun.

Ele ressalta novamente a posição da TV Cultura em relação a TV Brasil: “Nós não somos competidores da TV Brasil, mas também não somos integrantes da sua rede. O que temos é uma operação paralela que procura se encontrar sempre que possível em projetos de cooperação, o que nos coloca de alguma forma como distribuidores e ofertantes de conteúdo. Além disso somos parceiros em uma série de projetos como os de co-produção de programas televisivos”.

editado por André Lima
com informações do Jornal iTEA e Ruy Neto do Blog da Cultura

Nenhum comentário:

Contador de visitas
Contador de visitas