quinta-feira, 14 de maio de 2009

Grupo instrumental UAKTI realiza show neste sábado e domingo

Alunos da Usina de Arte também participam do espetáculo que apresenta um trabalho inovador

O grupo mineiro UAKTI ministrou oficina de "Improvisação Musical" para os alunos dos cursos de artes plásticas, teatro e música da Usina de Arte João Donato no período de 4 a 8 de maio deste ano. Agora o público pode conferir o resultado desse trabalho com um espetáculo musical que vai ser realizado neste sábado e domingo, dias 16 e 17, no Teatro Plácido de Castro, a partir das 21 horas, com o UAKTI e os alunos que participaram da oficina.

A metodologia consistiu em apresentar aos participantes o repertório musical do grupo, noções de performance percussiva e arranjos folclóricos com a utilização de instrumentos acústicos, que reproduzem os sons da natureza, criados pelos integrantes do UAKTI com materiais diversos: tubos de PVC, metais, pedras, borracha, madeira, vidro, cabaças e até água.

Para isso o funcionamento de cada instrumento foi explicado e os alunos experimentaram novas formas de notação musical, além da aplicação de novas técnicas como as figuras geométricas que aceleram nitidamente o processo de linguagem dentro da música.

UAKTI
Nesses 28 anos de atividade o grupo realizou um trabalho inédito e inovador na área da música instrumental que repercutiu dentro e fora do país. Atualmente a sonoridade do Uakti pode ser encontrada em pelo menos 10 CDS gravador e distribuídos pelos selos Polygram e Point Music de Nova York.

O grupo trabalhou com grandes nomes da música como Paul Simon, The Manhattan Transfer, Philip Glass, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Skank, Zélia Duncan, Maria Bethânia e Grupo Corpo. Participou e realizou diversas turnês e apresentações nos Estados Unidos e Japão, compôs trilhas para balés e filmes de longa-metragem e ainda viraram tema do documentário "UAKTI - Oficina Instrumental" do diretor Rafael Conde, que retrata a experiência dos músicos com seus instrumentos.

Prêmios
UAKTI recebeu um prêmio do Ministério da Cultura em 1996 como Melhor Grupo de Música e a Medalha de Ouro do Prêmio Santista em 1997 na área de Artes.

+info: Teatro Plácido de Castro - Av. Getúlio Vargas, 2703 - Bosque – Tel.: 3224-6890 – Ingressos a R$ 5 reais e R$ 2 reais para estudantes – Realização Governo do Acre/FEM

Nenhum comentário:

Contador de visitas
Contador de visitas