domingo, 21 de junho de 2009

Movimento cineclubista já!

Rio Branco recebe seminário sobre consolidação e sustentabilidade de cineclubes

Por Giselle Lucena

Você é daqueles cinéfilos que não se contentam com os filmes que passam nos grandes cinemas? Que não ficam satisfeitos em apenas assistir, mas querem também discutir e trocar idéias? Que acreditam que o cinema é fundamental no processo educativo? Então entre nesse clube! Durante o Seminário Circuito em Construção: Auto-sustentabilidade Cineclubista, produtores culturais, cineastas, dirigentes públicos da área da educação e da cultura, e demais interessados estarão juntos discutindo o processo de implantação do movimento cineclubista, sua consolidação e sustentabilidade.

O Seminário vai acontecer nos dias 26 e 27 de junho, na Filmoteca da Biblioteca Pública. O horário é das 17 às 21horas no primeiro dia, e das 9h30 às 17horas no segundo dia. A realização é da Associação Samaúma Cinema e Vídeo, com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour e ALEAC; da Papelaria Arnaldo, e parceria da ABDeC e Cineclube Batelão.

PROGRAMAÇÃO

Palestras e mesas-redondas compõem a programação do Seminário. A primeira palestra acontece na sexta-feira, com o tema: “Cineclubes, uma rede em defesa dos direitos do público”, ministrada por Antônio Claudino de Jesus, Presidente do Conselho Nacional de Cineclubes e Vice-Presidente da Federação Internacional de Cineclubes. Em seguida, serão apresentados relatos de experiências locais: Fátima Almeida (Cineclube Aquiry); Arison Jardim (Cineclube Batelão); Sérgio Carvalho (Circuito Documentário); Tonivan (Filmoteca Acreana) e Wander Silva (Núcleo de Produção Digital da Usina de Arte João Donato) estarão juntos falando sobre o movimento cinematográfico no Acre.

No sábado, serão realizadas três palestras: Direitos Autorais, por Gilvan Veiga Dockhorn, Diretor Regional do Conselho Nacional de Cineclubes/RS e Cineclube Vagalume/RS; Programação e Distribuição de Conteúdo, com Frederico Cardoso, Coordenador Executivo do Cine Mais Cultura; e Auto-Sustentabilidade Cineclubista, com Eduardo Ades, Representante da ONG Tela Brasilis.

Para finalizar, uma grande mesa-redonda sobre Mecanismos de Financiamento da Cultura, composta por Daniel Sant’Ana, Diretor-Presidente da Fundação Elias Mansour; Karla Martins, Chefe do Departamento de Incentivos Fiscais à Cultura; Marcos Vinícius Neves, Presidente da Fundação Garibaldi Brasil; Alcinete Damasceno, Representante Titular da Câmara Temática de Audiovisual do Conselho de Políticas Culturais de Rio Branco; Rose Farias, Presidente da ABDeC-AC; Adalberto Queiroz, Presidente da ASACINE e Eduardo Ades, Representante da ONG Tela Brasilis. Dúvidas ou mais informações, entre em contato pelo e-mail: samaumacinevideo@gmail.com.

Nenhum comentário:

Contador de visitas
Contador de visitas