segunda-feira, 22 de junho de 2009

A História de Chiquinho chega ao Acre

Lançamento acontece hoje, segunda-feira, na Biblioteca da Floresta

Por Samuel Bryan, da Agência de Notícias do Acre


Chico Mendes sonhou com o futuro e nele viu os jovens lutando por um mundo melhor. E esse era um de seus grandes desejos, o de que a juventude aderisse a uma causa humanista de preservação e sustentabilidade. Chico Mendes morreu, mas seus ideais ficaram como exemplo para uma geração e agora servem de inspiração para a publicação de um livro infantil, intitulado "A História de Chiquinho". A obra que foi escrita pela acreana Walquíria Raizer e tem os desenhos supervisionados pelo cartunista Ziraldo será lançada numa sessão na Biblioteca da Floresta Marina Silva, no dia 22 de junho, às 19horas. Toda a população está convidada.

Elenira Mendes, filha de Chico Mendes e presidente do Instituto Chico Mendes, foi quem idealizou o projeto. "A ideia nasceu desde que eu comecei a militar na causa, fiquei imaginando uma maneira de transmitir a história do meu pai para as crianças", disse. Ela procurou por Ziraldo, que a atendeu de imediato, e assim nasceu o personagem Chiquinho. Após sua criação, a poetisa Walquira Raizer, com Elenira e a jornalista Charlene Carvalho, desenvolveram a história do primeiro volume de A História de Chiquinho, sempre sob a supervisão de Ziraldo (foto dir.).

Personagem e linguagem infantil

Chiquinho foi desenhado com traços que lembram o Chico Mendes real, ele é meio gordinho, tem olhos grandes e expressivos, além dos cabelos lisos e negros caindo sobre a testa. Está vestido da mesma forma que um homem ou um menino da floresta, a vontade e simples. Na capa do livro, Chiquinho aparece segurando uma cabrita (a faca para cortar a seringueira) e uma poronga (lamparina da floresta) na cabeça, enquanto o colhe o látex de madrugada.

O livro tem toda uma linguagem infantil de fácil entendimento. Através de uma maneira simples e divertida, não só a história de Chico Mendes poderá ser passada para as crianças e jovens, mas também suas ideias e valores de preservação a natureza e sustentabilidade. Elenira planeja publicar outros volumes de A História de Chiquinho em breve. O cartunista Ziraldo e a escritora Walquira Raizer (foto esq.) estão confirmados para o lançamento do livro em homenagem a Chico Mendes.

Ziraldo é o cartunista mineiro autor do grande sucesso “O menino Maluquinho” e do Saci Pererê em quadrinhos. Supervisionou e assinou a produção de “A História de Chiquinho”, um livro infantil de 30 páginas que já circula no Rio de Janeiro com tiragem em primeira edição de 10 mil exemplares.

No livro, na parte “Conversa com o leitor”, Ziraldo explica seu novo lançamento:

“Chico Mendes é um dos heróis do nosso tempo. A notícia de sua atuação na Amazônia, infelizmente, só chegou até nós, depois de sua morte, quando a nação inteira tomou conhecimento da luta árdua daqueles que têm hoje a alcunha gloriosa de ‘povos da floresta’. Agrada-me poder participar da tentativa de querer tornar mais presente a sua história e a história de seus companheiros na luta pelo respeito aos direitos das populações que vivem à sombra das gigantescas árvores da Floresta Amazônica. Assim, quando Elenira Mendes pediu minha ajuda para criar, com seus amigos e os meus, esse livrinho, aceitei a honrosa missão com alegria. Convoquei, para isto, meus companheiros de profissão, de sonhos e ideais, os jovens Miguel Mendes, Vanderlei Soares, Fábio Ferreira e Ferreth, com quem tenho trabalhado ao longo de muitos anos. Aí está o resultado do nosso trabalho, concluído a partir do texto que me trouxe a talentosa acreana Walqíria Raizer. Gostei de ter supervisionado a rapaziada e fiquei muito feliz ao ver o livrinho pronto. Espero que ele ajude os amigos de Chico Mendes e seus herdeiros de luta no grande esforço de tornar nosso país mais justo. Que as crianças brasileiras amem conhecer essa bela história contada, especialmente, para elas”.

-x-

Confira AQUI o site do Ziraldo.
Faça também uma visita à Walquíria Raizer.

Nenhum comentário:

Contador de visitas
Contador de visitas