segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Santa sabedoria

Catedral Nossa Senhora de Nazaré é palco de aprendizado através da Sociedade Philosophia


O que você costuma fazer em uma tarde calorosa de sábado? É bem provável que sua resposta esteja entre jogar futebol com amigos, visitar parentes, ir para um clube, beber ou tomar sorvete. Entretanto, em Rio Branco existe um grupo de pessoas com diversas profissões, idades e credos que resolveu que seu sábado à tarde é o momento ideal para se pensar, discutir e aprender. Esse grupo, liderado pelo filósofo e professor Marcos Afonso, é a Sociedade de Philosophia.

Com reuniões quinzenais aos sábados, os membros da Sociedade de Philosophia promovem seus encontros na Biblioteca da Floresta. Porém, neste último dia 17, aconteceu o primeiro encontro fora do lugar de costume. Com a concentração marcada para as 15h30, no Café do Theatro, este tradicional ponto de encontro central estava, aparentemente, com sua movimentação habitual. Mas quando Marcos Afonso convocou os integrantes da Sociedade para uma breve conversa antes de empreender para a Catedral Nossa Senhora de Nazaré, foi possível notar que todos os presentes no local estavam ali por conta da reunião.

Os integrantes desta confraria se dirigiram rumo ao templo católico com o objetivo de lá, conhecer mais sobre a história deste lugar marcante para a história do Acre e aprender sobre os filósofos São Tomás de Aquino e Santo Agostinho. “Como disse o jornalista Altino Machado, esta [caminhada] é a ‘procissão do saber’.”, consolida o moderador Marcos Afonso, momentos antes de se iniciar a pequena marcha.

Em fila indiana, cada pessoa que entrou na igreja pode sentir cheiro de incenso, ouvir música gregoriana e apreciar a arquitetura medieval característica. “Já havia entrado na Catedral antes apenas em casamentos e em uma formatura. Não sou religiosa. Por isso, vir para cá e aprender é uma sensação totalmente diferente.”, afirma Juliete Matos, estudante de Ciências Sociais.

A fila caminhou bem próxima ao belo altar chamado “E Deus fez a Luz”, obra do artista plástico Sansão Pereira, onde é retratada a galáxia de Andrômeda – a mais próxima da Via Láctea, onde se localiza o planeta Terra e que de acordo com cientistas, daqui a cinco bilhões de anos se encontrará com a nossa galáxia. Em seguida, Marcos chamou a atenção para a beleza dos vitrais da Catedral. Tudo para mostrar que, com exceção dos ventiladores ligados, a igreja remete à Idade Média, tempo dos filósofos Santo Agostinho (354-430) e São Tomás de Aquino (1225-1274).

Durante as duas horas de imersão cultural, tanto em adultos quanto em crianças estavam com brilho no olhar a cada informação nova. Idéias passadas e pensamentos profundos abordados de maneira simples provam que inteligência e erudição em nada têm ligação com arrogância, complicações ou pobreza de conteúdo. Assim é a Sociedade de Philosophia. Assim são os membros dela. Assim é o jeito de ensinar – ao mesmo tempo em que aprende – de Marcos Afonso. Assim é a filosofia.
Sobre a Sociedade de Philosophia

Criada em 2008, na Sociedade de Philosophia a única regra é “incentivar toda e qualquer ação que respeite e proteja a vida”. Não se faz militância a qualquer tipo de religião e se usa como livro referência para os debates o romance “O Mundo de Sofia”, best seller escrito por Jostein Gaarder, publicado em 1991. Quem se interessar em filosofia através de audiovisual, música, literatura e outras formas alternativas, basta se ir até a Biblioteca da Floresta, que fica no Parque da Maternidade em frente à Concha Acústica. É de graça.

Helder Cavalcante Jr.
Jornalista




Um comentário:

Conselho de Alimentação Escolar - CAE disse...

http://www.sinalacre.edu.br/ acessem o site e conheçam as instalações da Sinal - Faculdade de Teologia e Filosofia do Acre caso queiram cursar filosofia saibam que as inscrições estão abertas e que são gratuitas mais informações pelo telefone (68) 3221-6781 / (68) 3221-4064 Faço-nos uma visita a IES localiza-se:
Av. Francisco Pinheiro de Moraes, 793
Sto. Afonso
mensalidades apenas R$80,00 Mas corram porque só há 160 vagas.

Contador de visitas
Contador de visitas